top of page

A dança é uma forma de musicalizar?



Para começo de conversa, musicalizar não é aprender um instrumento ou as notas musicais por si só. Toda essa parte técnica do aprendizado musical normalmente é ensinada no processo de educação musical que é iniciado dos 7 anos para frente. Antes disso a criança entra em contato com o conteúdo mais concreto relativo à música e que não deixa de englobar as melodias, harmonias, ritmos e etc. Porém, nesta forma de entrar em contato com a música as crianças acabam se deparando mais com a sensibilização sonora, que é o ato de perceber e sentir os sons de maneira mais geral e essa percepção toda ocorre justamente aonde? Exatamente! Em seu corpo.

É no corpo que a criança percebe os sentimentos relativos às músicas que ouve, o ritmo de determinados estilos musicais, bem como as melodias entoadas pela sua própria voz ao cantar. Então quer dizer que o primeiro instrumento musical que a criança toca na vida é o corpo? Mais uma vez: EXATAMENTE!

O corpo é o principal canal de expressão da criança em relação à música e é nele que ela percebe todas as nuances de velocidade (rápido e lento), altura (grave e agudo), intensidade (forte e fraco), timbre (diferenciação da origem do som - de qual instrumento ele vem), bem como a textura que é uma característica pouco difundida na área musical, mas que se refere a sons que possuem sensações mais ásperas, lisas, rugosas, etc. (A textura se refere a um parâmetro mais psicológico do que mensurável fisicamente).

A bem da verdade é que um bom processo de musicalização perpassa o corpo e faz com que as crianças sintam em todos os seus membros e órgãos e sensações e sentimentos as nuances de uma boa música que é tocada, cantada ou mesmo ouvida. O corpo é o meio de expressão mais original das crianças e até dos adultos e esse processo de autoconhecimento através do nosso meio de expressão original e que vem de fábrica desde que nascemos faz com que a criança entenda melhor e signifique melhor os sentidos que aqueles parâmetros que citei acima determinam no momento em que eles aparecem na música. E olha que os parâmetros sonoros são só a ponta do iceberg do que é possível se perceber através do corpo. Existem inúmeras características musicais que podem ser percebidas e sentidas em um processo de musicalização, então não deixe de experimentar com as crianças dançar, soltar os braços e as pernas e se deixar levar por uma boa música. Vocês vão amar e aprender um bocado!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Brincartear Campinas
bottom of page