top of page

Em que idade pode-se começar a musicalização?



Vendo a foto eu tenho certeza que você ficou tentada a responder rapidamente à pergunta do título deste texto: "Desde que nascem!"

Mas a grande verdade é que, mesmo antes de saírem da barriga, ainda na gestação, os bebês já possuem reflexos e sensações em relação aos sons que são produzidos aqui fora no mundo em que ele vai conhecer. O sistema auditivo é tecido precocemente na gestação e é uma das funções do bebê dentro da barriga que rapidamente já estão em funcionamento. Por isso, é muito comum dizer-se popularmente que o bebê quando nasce reconhece a voz da mãe, do pai ou até mesmo uma canção que era tocada constantemente durante a gestação.

Os musicoterapeutas indicam a música na gestação para acalmar o bebê, para estabelecer uma relação com o mundo daqui de fora e também para que o pequeno se sinta acolhido neste longo processo de espera. Para estes casos é possível colocar músicas que estejam de acordo com o seu gosto musical e que te tragam boas sensações e compartilhar elas com o bebê através de um fone de ouvido repousado sobre a barriga ou mesmo com o pai cantando próximo à barriga da mãe.

Estas interações na gestação farão com que o bebê ative de maneira mais intensa o seu cérebro que está sendo formado e que comece a estabelecer conexões neuronais mais consistentes desde cedo, mesmo como o desenvolvimento de uma neuroplasticidade mais flexível para lidar com a vida.

A verdade é que a música conecta os dois hemisférios do cérebro de maneira intensa e sua escuta traz diversos benefícios, mas o acolhimento e a conexão dos pais com o bebê são os que mais saltam aos olhos, ou quero dizer, aos ouvidos. Esse acolhimento e conexão fazem com que a proximidade entre eles seja estabelecida de maneira mais potente, fazendo com que o bebê reconheça padrões sensoriais através da escuta que o aproxime de seus pais.

Por isso, não deixe de aproveitar esta fase tão gostosa da vida de seu filho ou sua filha que nem veio ao mundo ainda para poder ouvir uma boa música e embalar os momentos cheios de melodias e harmonias.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Brincartear Campinas
bottom of page