Buscar
  • BrincArte

Jogue e acabe conquistando as crianças!


O jogo é a maneira mais verdadeira de entrar em contato com uma criança. Ele é um pacote de ações que vem instalado no computador cerebral da criança e, para ela, é natural acessar este modo de operar. Mas, afinal, o que é o jogo e como ele pode te ajudar?

O jogo é um estado de espírito que você tem que assumir: é a resposta lúdica a uma ação ou algo falado. Vou dar um exemplo clássico de estado de jogo: imagine que você vai cumprimentar alguém dando um toque na mão da pessoa e quando você vai estender sua mão ou dar o famoso "soquinho" para finalizar o cumprimento, a pessoa responde "deixa que eu toco sozinho" e faz o gesto de tocar um violão. Para além de ser engraçado, demonstra claramente esta forma de agir jogando, que nada mais é do que uma resposta criativa a um gesto que foi dirigido à pessoa brincalhona. Esta resposta criativa, muitas vezes, envolve quebrar a lógica natural de como a situação seguiria ou mesmo o caminho que seria tomado em uma conversa ou sequência de ações. É por isso que o jogo é uma maneira muito eficiente de dialogar ou mesmo brincar com uma criança.

As crianças possuem a mente menos presa a padrões e preconceitos e é por isso que elas sempre nos surpreendem com suas respostas a perguntas e situações.

Há algumas modalidades de ações que são fundamentais para adentrar nesta linguagem. Uma delas é a de esconder algo e revelar lentamente o segredo. Esta forma de jogar aguça a curiosidade e adiciona um elemento mágico à situação, pois o que a criança está imaginando que está escondido é diferente do que é revelado. Outra possibilidade é repetir um gesto ou uma fala criativa diversas vezes. Isso faz com que a ação se potencialize e ganhe força após as repetições, pois o sentimento atrelado à resposta é revivido e, com a sequência de acontecimentos, acaba sendo até esperado que retorne.

O jogo é uma forma de sentir, de pensar e, principalmente, de viver. Este estado de espírito eleva a relação com as crianças a um nível muito mais profundo e verdadeiro, pois dialoga totalmente com o que elas são naturalmente.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo