top of page

A rima que se fala ensina



Em primeiro lugar é importante dizer que as crianças na primeira infância confundem e muito o conceito de rima. Para elas, rimar é associar ou fazer uma analogia. Certa vez em uma aula minha eu perguntei a uma criança o que rimava com cabelo e ela de bate e pronto me respondeu "shampoo" e foi aí que eu percebi que precisava trabalhar a rima com as minhas turmas.

Ensinar rimas não é somente o ato de ensinar um conceito musical e mostrar às crianças como se fazer um verso que se encaixe perfeitamente em uma melodia musical. Na primeira infância as crianças ainda estão aprendendo as sonoridades das palavras e identificando quais os sons que cada letra e sílaba produz e é por isso que elas ficam curiosas quando mostramos que cabelo não rima com shampoo, mas sim com novelo. Eu costumo mostrar a elas que não quer dizer que se vai enrolar um novelo de lã no cabelo para ficar mais bonito, mas sim que as letras do final destas palavras têm sons semelhantes. Cabe-LO rima com nove-LO. E é aí que a curiosidade aguça porque a cabeça já começa a fazer um monte de continhas mentais para tentar encontrar palavras com sons semelhantes e a identificar no mundo a nossa volta as sílabas e as letras que combinam. Esse é o início da fase escrita da criança, através dos sons.

A escrita começa com a percepção sonora, que é a concretude do processo. Se a criança não tem esta percepção aguçada e não entende que palavra tal começa ou termina com a mesma letra ou sílaba que outra palavra, a criança provavelmente terá mais dificuldade na hora em que pegar o lápis para utilizar os símbolos abstratos que correspondem a estas sonoridades.

É por isso que aí vai uma dica importantíssima. Brinque muito com rimas e pegue versos que contenham palavras que rimam para cantar e entoar com as crianças, desde parlendas até músicas inteiras. Somente assim as crianças vão enriquecer seu vocabulário sonoro para então poderem ter maior facilidade na escrita posteriormente.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


Brincartear Campinas
bottom of page