Pedro e o Lobo

Você vai mergulhar nesta incrível história de Pedro e o Lobo e ainda vai aproveitar para aprender os nomes e os sons de alguns instrumentos da orquestra. Esta atividade pode ser feita em uma sequência de sessões de vídeo com as crianças, potencializando assim a educação por meio da musicalização em sua sala de aula. Você pode iniciar contando o enredo da história:

livro aberto em branco png - Fundo transparente grátis (1).png

Pedro é um jovem pioneiro soviético que vive com o seu avô no campo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, e o pato aproveita a oportunidade para ir nadar na lagoa. Começa a discutir com um pequeno pássaro (“Que tipo de pássaro és tu se não podes voar?” - “Que tipo de pássaro és tu se não podes nadar?”). O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro voa para uma árvore alta.

O avô rabugento de Pedro o traz de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir. Pouco depois “um grande lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, foi comido pelo lobo.

Pedro foi buscar uma corda e passa por cima da parede do jardim para a árvore.

Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto baixa a corda para prender o lobo pela cauda.

Os caçadores saem do bosque e disparam contra o lobo, mas Pedro não deixa. No fim pode-se ouvir o pato dizer "quack" no estômago do lobo, pois o lobo o tinha engolido vivo.

Em algumas versões da história, o pato sai do lobo enquanto este está pendurando da corda e noutras ele sai de dentro de uma árvore, onde se tinha escondido. Junta-se então a todos para levar o lobo para o jardim.

Em seguida, você pode iniciar uma sessão de filmes mostrando diversos vídeos. Comece com os vídeos que mostram quais os instrumentos estão presentes em uma orquestra:

Você pode complementar este vídeo mostrando esta série abaixo que mostra o som de cada naipe da orquestra: 1. Cordas; 2. Madeiras; 3. Metais; 4. Percussão.

Na sequência, apresente estes dois vídeos abaixo. Um deles faz uma introdução sobre os instrumentos que são tocados na composição da música do Pedro e o Lobo. O segundo associa cada instrumento à sua respectiva personagem, exatamente como Prokofiev imaginou quando compôs esta obra.

Depois de toda a preparação do terreno com o enredo da história, com a apresentação dos instrumentos da orquestra e com a associação de cada instrumento à sua personagem, você pode preparar uma boa pipoca para as crianças e assistirem às duas versões da história que deixo abaixo.