O que faz um brincante?
top of page

O que faz um brincante?


Primeiramente queria distinguir alguns termos que temos visto por aí: brincador, brinquedista e recreador.

1. Brincador: Aquele que brinca juntamente à criança e que, não necessariamente, está comprometido em ser o centro das atenções no momento da brincadeira, misturando-se tal qual uma criança no meio das outras;

2. Brinquedista: É a pessoa que possui o conhecimento necessário para a atuação em brinquedotecas (mas não somente), diferenciando-se por sua formação que visa à estruturação deste ambiente, desde a classificação de brinquedos, bem como o conhecimento de brincadeiras;

3. Recreador: Aquele que está comprometido à direcionar as brincadeiras, transformando o simples "passar do tempo" em algo lúdico e interativo.

Em todos os exemplos anteriores e no que se seguirá, todos tem um comprometimento com a educação da criança e seu desenvolvimento.

Mas afinal, e o brincante? Quem é ele?

O termo "brincante" vem da cultura popular aqui no Brasil e refere-se aos mestre populares que puxam as brincadeiras tradicionais de nosso país, como o Cacuriá, Bumba-meu-boi, Congada, Maracatu, Coco, dentre muitas outras.

O brincante é aquele que domina o universo da manifestação folclórica que ele quer propor, desde os ritmos que são tocados durante sua execução, os passos das danças e as histórias que são encenadas - que são nossas toadas, trupés e nossas lendas.

Em nossa cultura costuma-se dizer que se "brinca de boi", se "brinca de cacuriá" e assim por diante. Tudo é uma tremenda brincadeira e os brincantes são aqueles que se comprometem a ensinar e passar estas brincadeiras de geração para geração, possuindo imenso valor histórico.

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Brincartear Campinas
bottom of page