top of page

Qual o problema das datas comemorativas?



Na educação muitas das atividades e muito do planejamento é pautado em cima do calendário comemorativo que inclui carnaval, páscoa, dia do trabalho, dia das mães, dos pais, etc... Porém este modelo, já um pouco ultrapassado, limita a experiência das crianças em relação à aprendizagem, pois faz com que ela perceba o mundo à sua volta baseada no calendário, que é apenas uma das ferramentas de contagem de tempo que pautam a vida que levamos. Existem outras nuances da natureza que podem ser observadas em relação ao calendário e que muitas vezes não são contempladas, como por exemplo as fases da lua, as estações do ano ou mesmo as festividades das colheitas das fazendas. Uma destas festividades é a da colheita do milho, que ficou conhecida por festa junina, mas mesmo que ela seja comemorada os elementos que são atrelados a esta comemoração afastam cada vez mais a origem da festividade do que realmente ela representa.

E aqui vai um ponto crucial desta discussão. Quando pensamos em comemorar algo, podemos fugir um pouco do tradicional, como por exemplo comemorar o dia do Saci e presentear as crianças com uma caçada a esta criatura encantada da natureza ou mesmo podemos pensar no mês de Agosto, que é o mês do folclore para apresentar às crianças as riquezas culinárias que o nosso país tem em sua cultura.

Mas o mais importante de tudo isso é realmente não limitar a aprendizagem das crianças com base no calendário, mesmo que você fuja do senso comum. Existem conteúdos do mundo real que são tão importantes quando as datas que foram inventadas pelos seres humanos, como a descoberta dos animais que vivem em outros lugares do mundo, os meios de transporte que podem passar na rua da escola ou até mesmo os sentimentos que as crianças sentem em diferentes momentos de sua vida. Estes e outros assuntos não possuem datas definidas na escola e ponderar entre comemorações e ensinamentos da vida cotidiana é uma tarefa árdua e constante para que o educador possa levar o melhor conteúdo de ensino e aprendizagem tanto para a vida do educador com para a do educando.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Brincartear Campinas
bottom of page