Sequências Didáticas

Veja abaixo algumas sequências didáticas muito valiosas com conteúdos presentes no Youtube. Apresento somente 3 itens em cada sequência, focando nas músicas, movimentos corporais e no conteúdo a ser trabalhado, presente no título da sequência. Pegue as ideias daqui e complemente com atividades de educação artística ou mesmo levando vídeos complementares para que as crianças visualizem melhor o que está sendo trabalhado.

Trava Língua

Letras do Alfabeto

Trabalhe com as crianças as letras do alfabeto que são citadas na música e, em seguida, treine com elas falar lentamente o trava língua da música. Em seguida, vá acelerando até que elas consigam falar rapidamente. Por último, coloque a música para tocar e cante as sequências com cada letra que foi aprendida.

Palavras Diferentes

Anote em uma folha todas as sequência de trava língua citadas na música e trabalhe separadamente cada uma delas, produzindo desenhos sobre cada uma. Em seguida, treine lentamente cada uma das sequências de palavras e vá acelerando, exatamente como na brincadeira anterior. Você pode baixar algum app que desacelere o ritmo da música para cantar junto com as crianças.

3 Sílabas

Execute esta brincadeira de mãos com as crianças bem lentamente até que elas aprendam. Separadamente, imprima imagens de palavras com 3 sílabas que você queira utilizar com a música (podem ser as palavras que eles citam no vídeo). Vá ensinando a letra da música para as crianças até que elas consigam entender a lógica e depois junte com a sequência de movimentos do jogo de mãos.

Criaturas

Monstros

Peça às crianças que desenhem partes do rosto de um monstro, como olhos, orelhas, boca, nariz e cabelo. Em uma cartolina, desenhe o corpo de um monstro e um rosto sem estas partes que citei anteriormente. Em seguida, peça para cada um criar o seu monstro preferido, com as partes do corpo que mais achar legais.

Gigantes

Faça uma fila e saia andando conforme o ritmo da música, que remete até a uma marcha. Peça para que o primeiro da fila imite um jeito esquisito de andar e, desta forma, os demais da parte de trás da fila o imitam. Assim que todos aprenderem, o primeiro da fila vai para o último lugar e o próximo cria um novo jeito esquisito de andar. É uma brincadeira bem parecida com o siga o mestre, porém com a temática de gigantes e criaturas esquisitas.

Alienígenas

Coloque o vídeo para as crianças verem e aprenderem como é a sequência de movimentos que a coreografia propõe. Em seguida, execute os movimentos com as crianças juntamente com a música, assim como no vídeo. Você pode colocar inicialmente as crianças brincando junto com o vídeo e, em seguida, copiando a sequência feita pela educadora, além de poder inventar os seus próprios movimentos.

Planeta Terra

Bolinha Bolona

Coloque a música para tocar e faça uma exploração com as crianças da letra da música mostrando o vídeo, fazendo um desenho em uma folha bem pequena de uma bola de futebol. Pegue uma folha um pouco maior e desenhe o menino. Em outra um pouco maior, desenhe a casa e vá aumentando o tamanho das folhas desenhando a rua, a cidade, a floresta, o brasil, o continente, o oceano e o planeta. Outra forma de fazer isso é pegar uma cartolina ou uma folha bem grande e recortar para que ela fique redonda. Em seguida, desenhar em perspectiva todos estes elementos começando do centro da folha para as extremidades.

Ciranda da Terra

Faça uma roda e dê as mãos, executando a coreografia de uma ciranda tradicional, colocando o pé direito para frente e para trás no ritmo da música. Quando a música disser "se eu girar igual a terra devagar", solte as mãos e dê um giro conforme a música e a coreografia do vídeo. Retorno dando as mãos e seguindo esta sequência simples até o final da música.

Filhote do Filhote

Ensine a letra da música para as crianças e monte um coral com a sua turma. Você pode criar uma coreografia mostrando os principais elementos da música imitando seus gestos. A letra é longa, mas muito poética e para reforçar as imagens que aparecem nela você pode fazer um desenho em papel kraft com as crianças de todos os elementos que aparecem.

Números

Número 1

Espere o tempo exato na música até soar o sino e use este momento para executar diversas ações. Você pode simplesmente bater palmas junto com o sino, pedir que as crianças cantem uma onomatopeia (por exemplo o "sh" do vento ou o "raw" do leão) ou mesmo utilizar instrumentos musicais de bandinha rítmica ou um que você construa. A ideia é tocar somente junto com o sino a música inteira, observando que ela acelera a cada repetição.

Número 2

Exatamente como na música, peça às crianças que batam palmas indicando que elas têm de matar os mosquitos. Batem-se 2 palmas na maior parte da música em resposta à frase que é dita na letra. Você pode complementar a atividade formando duplas e pedindo às crianças que batam as palmas da música junto com a sua dupla.

Número 3

Nesta música ficam claras as 3 batidas ao final da frase principal do instrumento que toca. Você pode utilizar as propostas da primeira música, utilizando o corpo, instrumentos ou mesmo a voz para aproveitar esta enorme oportunidade de ensinar de maneira concreta o número 3.

Fundo do Mar

A Onda do Mar

Esta brincadeira do vídeo pode ser feita somente repetindo-se a coreografia sugerida pelo grupo, imitando movimentos das palavras que são ditas durante a execução da letra da música, Ela pode ser feita tanto com as crianças em pé como sentadas.

A Baleia Aprendiz

Você pode cantar esta música como no vídeo original, em espanhol, ou traduzir para o português. A ideia é que você invente ações (com movimento e som) das coisas que a baleia aprendeu a fazer. Ao final de cada rodada você repete todas as ações do que a baleia sabe fazer, trabalhando a memória.

Animais do Fundo do Mar

Ouça a música e memorize exatamente os momentos em que há uma descendência na melodia, que são aqueles momentos em que parece que o som caminha para baixo. Peça às crianças que escolham animais do fundo do mar para imitar e saiam nadando pelo espaço. Quando ocorrer este momento descendente na música, mergulhe para o fundo do mar e movimente-se rastejando no chão.

Trem

Bagagem da Viagem

Sente com as crianças em roda, de costas para o centro do círculo (virados para fora da roda). Distribua uma folha sulfite para cada criança e explique que cada folha é um vagão do trem. Peça agora que elas desenhem o que elas levariam de bagagem em uma viagem de trem com seus colegas de turma e faça o desenho com a música do vídeo de fundo, inspirando este momento.

Viajando Por Aí

Junte diversas caixas de papelão e ligue umas às outras com um barbante, formando um trem. Coloque as crianças dentro das caixas de pé, cada uma segurando sua caixa de forma que consigam sair andando. Em seguida, coloque a música do vídeo para tocar e saiam por aí viajando. Você pode também colar os desenhos do exercício anterior na frente de cada vagão de cada criança, representando a sua própria bagagem.

Trem em Movimento

Coloque a música para tocar e saia andando em fila, com as crianças umas atrás das outras. A cada vez que a música solicitar que seja feito um movimento, as crianças tem de imitar. A cada rodada de movimentos, a pessoa que está no início da fila passa para o final, deixando que um novo maquinista assuma o trem.

Bichos

Galope do Cavalo

Você pode construir um cavalinho com cabo de vassoura junto das crianças. Basta apenas um, pois assim que estiver pronto você coloca as crianças em roda sentadas no chão e pede para uma criança começar e sair a galope no cavalo que vocês construíram. Ao final da música, quando o cavalo está cansado, a criança tem de ir andando lentamente até parar. Assim que ela parar ela entrega o cavalo para outra criança e a música recomeça.

A Galinha Tá Fraca

Em roda, vá dançando livremente imitando uma galinha e brincando uns com os outros. Assim que o refrão "Tô fraca" é cantado, peça para todas as crianças repetirem juntas umas com as outras. E assim a música se repete novamente e as crianças vão repetindo o som da galinha da angola em todos os refrões.

Os Sons dos Bichos

Coloque a música para tocar e peça para as crianças imitarem a onomatopeia de cada um. Você pode ainda complementar a atividade imprimindo fotos dos animais que são citados na música e a cada animal que for mencionado, você mostra a foto do bicho para as crianças imitarem o som e associarem à imagem dele.

Frutas

Ciranda da Laranja

Em roda, vá fechando e abrindo a roda no tempo da música. Quando disser "troca o par, deixa o par" bate-se palma com o amigo de um dos lados e depois do outro. No restante da música você pode simplesmente imitar os gestos do que é dito ou inventar a sua própria coreografia para deixar tudo mais divertido, sempre chamando a atenção para o desafio dos pares, onde tem que bater as palmas com os colegas.

Pé de Fruta

Antes de colocar a música para tocar, você pode levar imagens das frutas ou mostrá-las em um computador para as crianças, ensinando qual o pé em que nasce aquela fruta. Logo as crianças vão entender a lógica e começar a memorizar todos os pés. Em seguida, coloque a música e peça às crianças para responderem junto com o coro a cada fruta que é dita.

O Tomate e o Caqui

Assista ao vídeo com as crianças e decore a sequência de partes do corpo da coreografia. Você pode também simplificar a sequência caso as crianças tenham dificuldades. Repita a coreografia da música diversas vezes, do lento ao rápido para que todos assimilem a sequência de movimentos que é realizada durante a música.

Cores

Rabo do Camaleão

Forme uma roda e deixe as crianças sentadas. Em seguida, cante a música do vídeo. A cada rodada em que se canta a música, chama-se uma ou mais crianças para entrarem no rabo do camaleão, entrando diretamente atrás do educador ou passando por baixo de suas pernas para isso.

As Cores do Camaleão

Distribua bolinhas coloridas ou qualquer outro objeto com as cores azul, vermelho e amarelo para as crianças e sentem em roda. Em cada canto de resposta da música, bata palmas duas vezes, conforme o vídeo. Todas as vezes que a música indicar as cores presentes nos objetos que você distribuiu, peça às crianças para apontarem as cores. Outra forma de realizar esta brincadeira é distribuindo uma cor para cada criança. Desta forma, a criança só pode levantar a mão no momento em que for indicada a sua cor.

Trocando de Cores

As crianças levam casacos coloridos para a sala de aula para representar a pele do camaleão. Durante a execução da música, que pode ser feita em uma caixa de som, o educador dá uma indicação (tocando um instrumento, por exemplo) mostrando que as crianças podem trocar de casaco com os colegas, imitando a troca de cores do camaleão.