top of page

A importância da musicalização para a inclusão



A bem da verdade existem duas maneiras distintas de pensar e que dão no mesmo destino por fim. Uma delas é a de que todos somos iguais, pois nascemos do mesmo jeito, somos todos seres humanos e pertencemos à mesma espécie. Por outro lado, existem as correntes de pensamento que vão pela via do "somos todos diferentes" e justificam esta fala dizendo que imperfeições, dificuldades e deficiências temos todos em algum grau, seja cognitivo, emocional, motor, etc.

O que nos resta é pensar de uma forma diferente já que a inclusão trata justamente de incluir aqueles que são tidos como diferentes quando se bate os olhos em um todo. A música, por exemplo, é universal e ouso dizer que não existe nenhum povo na terra que não tenha uma cultura sonora com base em uma organização dos sons. Por isso, em música, não é que existam músicas diferentes e todas são diferentes ou mesmo que todas as músicas possuem a mesma raíz da organização dos sons e por isso são iguais. A música simplesmente é e possui um fim em si mesma. Na musicalização a ideia é conectar as pessoas e fazê-las entrar no flow do ambiente sonoro que é proposto para o desenvolvimento. Mas a música vai além deste fim em si mesma. Ela proporciona a vivência do conhecimento de que existe um mundo que nos cerca e que nós conhecemos e que é limitado por um muro que nós construímos com base na nossa vivência.

Por outro lado, existem um mundo sonoro gigantesco lá fora e que, por exemplo, pode estar além das músicas infantis para ser explorado, conhecido, desvendado, descoberto e por aí vai. Não é que este mundo seja diferente do nosso ou igual ao nosso só que com outro aspecto. É somente que este mundo não estava à nossa vista e a musicalização feita de maneira consistente, correta, bem empregada de forma potente pode acessar esse arcabouço cultural das diferenças, das igualdades e daquilo nos constitui enquanto seres humanos: todos nós, sem excessão.

Então não deixe de ler outros textos da Brincartear e procurar outros posts para ver como realizar uma musicalização efetiva e que funcione para poder ampliar os horizontes do conhecido e poder adentrar o desconhecido sem as amarras do preconceito.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Brincartear Campinas
bottom of page