A musicalização é uma aliada na educação
top of page

A musicalização é uma aliada na educação



A musicalização infantil não precisa ter o único e simples foco de musicalizar no sentido de ensinar os conteúdos musicais para as crianças. A música é uma potente ferramenta de expansão da consciência para aprendizagens ainda maiores do ser humano.

A música estimula uma área que fica bem no meio do cérebro chamada de "corpo caloso" e esta área é responsável por conectar o lado esquerdo com o direito do nosso cérebro. É por isso que a musicoterapia, por exemplo, é altamente eficaz em pessoas com Alzheimer ou mesmo em pessoas com Mal de Parkinson, além de outras doenças, pois a música faz com que o cérebro acesse uma função básica que é a da neuroplasticidade. Esta função muitas vezes é debilitada por conta de algumas doenças como estas que citei anteriormente, mas um bom funcionamento do corpo caloso faz com que a neuroplasticidade do cérebro atue de maneira mais efetiva, combatendo os males destas doenças e fazendo com que os neurônios se reorganizem e teçam novas conexões para poder executar funções que foram perdidas por algum motivo.

Por essas e por outras que a musicalização infantil não é apenas uma ferramenta de ensino musical potente, para que as crianças aprendam sobre melodia, harmonia, ritmo, etc, mas sim um meio para se atingir comportamentos e habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento humano na primeira infância, como as competências socioemocionais, competências cognitivas, a sensibilidade e a criatividade. Todas estas funções do cérebro podem ser amplamente acessadas na prática musical, que orquestra uma rede enorme e gigantesca de neurônios na execução de tarefas para poderem amplificar e potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Brincartear Campinas
bottom of page