Como estimular a criatividade?
top of page

Como estimular a criatividade?


As crianças já possuem, naturalmente, uma forma de pensar mais livre. Elas estão menos presas às amarras e aos padrões da sociedade, afinal, elas ainda não incorporaram diversos destes comportamentos. Mas será que somente esse desprendimento é necessário para elas serem, de fato, mais criativas?

A criatividade está ligada sim aos valores vigentes em uma sociedade e este desprendimento das crianças que citamos anteriormente é um grande trunfo nesta empreitada da criatividade. Porém, existe um fator de suma importância e que é a abrangência dos conhecimentos. Vou explicar melhor: se você cozinha e utiliza sempre o mesmo tempero - suponhamos que seja orégano - você vai ter sempre a sua comida com temperada de uma maneira muito semelhante, independente do preparo que faça. Porém, se você tem o costume de utilizar outros temperos como páprica, cominho ou açafrão, por exemplo, você vai variar estes temperos em seu dia-a-dia. Você pode, inclusive, experimentar uma mistura deles que nunca tentou antes, pura e simplesmente pelo conhecimento que tem deles e pela experiência de utilizá-los. A criatividade funciona exatamente desta forma: você tem uma base de conhecimentos amplas e passa a misturar estes conhecimentos com a finalidade de produzir algo que não tinha feito antes. Para isso, é preciso uma certa dose de coragem e curiosidade, justamente para não ter medo de tentar fazer algo novo. Mas o principal é você ter conhecimentos de áreas diferentes e conseguir ter a habilidade de cruzar estes conhecimentos, misturando tal qual em um caldeirão, ingredientes totalmente distintos, mas que podem produzir um bom feitiço.

É por isso que as pessoas não nascem criativas, mas se tornam. Já ouviu aquela frase que diz que "na natureza nada se cria, tudo se transforma"? Ela é a mais pura verdade. Não tem como você inventar algo se não tiver um conhecimento prévio a respeito do assunto, mesmo que esse conhecimento seja pequeno. Então prepare o seu caldeirão e junte seus ingredientes que a magia da criatividade vai começar.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Brincartear Campinas
bottom of page