Qual a importância da brincadeira para as crianças?
top of page

Qual a importância da brincadeira para as crianças?


Foto por @ricardollk

Essa é a linguagem das crianças: a brincadeira! É através dela que as crianças começam a dar sinais dos primeiros indícios de sociabilização. Não é encantador quando um bebê corresponde às brincadeiras de esconder e achar? Quando a mãe ou o pai se escondem o bebê já demonstra feições de estranhamento ("mas aonde está?") e assim que ouve o "achou" e encontra o que havia perdido, seu estranhamento se desfaz para um riso espontâneo.

No exemplo anterior o bebê se encontra conectado com aqueles que lhe ensinam a brincadeira, afinal, mesmo a brincadeira tem de ser ensinada. É nesta conexão que ele adquire suas primeiras noções de confiança e autoconhecimento, entendendo que a brincadeira é o que reflete suas expressões internas. Desta forma, enxerga no adulto um espelho daquilo que sente, trazendo estímulo para continuar executando tal movimento e um fortalecimento do vínculo com aquele que lhe ensinou esta forma de expressão.

É também na brincadeira que a criança, por meio da repetição, treina os movimentos que lhes são desconhecidos, por exemplo: no pula corda os pequenos têm de pular no ritmo com que a corda vai girando e, dependendo da música, executar movimentos diferentes junto com o bater da corda, como na música "Um homem bateu em minha porta": em determinado momento a música diz "ponha a mão no chão", "pule de um pé só" e "dê uma rodadinha". O desafio que lhes é imposto é sedutor e as crianças se sentem impelidas a repetirem incessantemente os movimentos até conseguirem executá-los até o final da canção.

Além de expressarem seus sentimentos e de desenvolverem competências físicas e motoras, a brincadeira também permite às crianças a criação de novos universos através da imaginação. É assim que elas pegam tudo o que foi apreendido do entorno e dão seus toques especiais, não apenas repetindo o que lhes cerca, mas dando uma cara nova a estes conteúdos. É na brincadeira que os aspectos de inovação começam a aparecer, através de invenções totalmente mirabolantes advindas de seus sonhos e seus anseios, como uma sombra disforme de tudo o que a criança tem dentro dela.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Brincartear Campinas
bottom of page