Porque é importante aprendermos sobre o nosso folclore?
top of page

Porque é importante aprendermos sobre o nosso folclore?


História da Boitatá

Todo mundo sabe que o folclore carrega uma enorme bagagem de nossa cultura. Mas porque a nossa cultura tem de ser ensinada? Qual a importância de levarmos estes conteúdos para as crianças?

Todo povo tem uma memória e é nela que vemos como determinada população se constitui. Por exemplo: Vocês já se perguntaram porque somos brasileiros? O que aconteceu em nossa história de vida para que nos identificássemos com esta denominação? Será que é somente porque nascemos dentro deste limite de terras que se chama Brasil?

O folclore é o conjunto de costumes e hábitos de um povo. É nos temperos e nos condimentos da culinária, no gingado de nossos ritmos e até nas gírias e sotaques de nossa língua que mora aquilo que denominamos cultura. Você já se perguntou o que, no seu dia-a-dia, faz de você mais brasileiro? Eu fui criado ouvindo de minha avó que não se podia comer manga com leite, além de comer arroz e feijão quase todos os dias e indo dormir ouvindo "Nana nenê". Alguns detalhes passam por nós como imperceptíveis, mas estes costumes que citei anteriormente são típicos daqui do Brasil. Você não os encontra em qualquer outro lugar. Estes hábitos fazem da gente mais pertencentes ao nosso povo e nos constitui historicamente como nascidos, criados e naturalizados brasileiros.

A cada vez que ouvimos um mito ou uma lenda, comemos uma comida típica de nossa terra ou mesmo ouvimos alguma inflexão linguística que é particular de nossa cultura estamos nos destacando enquanto pessoas, formando nossa personalidade de maneira particular, além de apresentarmos uma identidade única.

Porém, esses costumes e hábitos estão em constante transformação. Festejos, músicas e histórias que eram-nos ensinadas estão perdendo espaço e a passagem de nossa cultura como sempre se deu, de geração em geração, está sendo ofuscada por nossa globalização exacerbada. Desta forma, o que nos constitui enquanto povo vai ficando para trás e culturas externas são empurradas para nós como sendo mais ricas e interessantes.

Ainda sim, mesmo com esta aceleração de informações chegando de todos os cantos, muito do nosso folclore continua sendo passado para as novas gerações e mostrando como a força de uma cultura tão rica como a nossa pode sobreviver. Através de projetos como o nosso, aprendemos e ensinamos sobre quem somos e continuamos passando para as crianças estes valores materiais e imateriais que são fruto de nossa história e de nossa sabedoria popular.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Brincartear Campinas
bottom of page